7 de mar. de 2007

Ricas Imagens Eternizadas

Petrônio Souto*

Nas suas andanças o mochileiro tem um modo todo especial de ver o mundo. Imaginemos nosso herói chegando a um remoto vilarejo. Seus movimentos são medidos, cautelosos, precedidos de uma observação minuciosa de tudo que está ao seu redor, como se estivesse mesmo realizando uma pesquisa.

Concentra seus sentidos nos detalhes: Portas e janelas, a pintura das fachadas, sinais característicos da arquitetura, degraus, muros, varandas e calçadas, pessoas, animais, ruas e praças, o trânsito, a música que toca, o orvalho, o movimento dos ventos, uma flor solitária, uma fruta madura, os rumores da vida.

Avança com paciência de enxadrista, procurando penetrar a alma dos elementos que compõem sua nova circunstância. O vôo de um pássaro, o canto do galo em um quintal qualquer, o latido de um cão ou o grito de alguém ganham de repente significados extraordinários. O mochileiro sabe que do seu comportamento depende, por exemplo, a conquista de um cantinho para descansar depois da longa jornada, para o que terá de cativar os nativos, sempre muito arredios e misteriosos. Isso não é tarefa para qualquer um.
Pois bem, a cada página deste livro ficamos convencidos de que, para levar adiante o Projeto Terra da Gente Paraíba, Guy Joseph incorporou antes o espírito do mochileiro, figura meio lendária nos nossos tempos de juventude, para, em seguida, assumir com entusiasmo a direção da sua Blazer, repetindo boa parte do trajeto que o saudoso Machado Bitancourt fizera no passado, em velhos ônibus de linha e lombo de burro. E faz isso pertinho de chegar aos 60 anos de idade!

Guy parece ter sido iluminado pelos deuses da fotografia, no momento em que elegeu o que deveria ser captado pelas suas lentes. Nessa tarefa ele possui a serenidade de um oriental que, curtindo o pôr-do-sol, saboreia uma taça do melhor vinho. As fotos –todas elas- revelam também certa dimensão mágica.

Há, porém, um detalhe que torna este trabalho uma produção rigorosamente exclusiva: Todos os passos do experiente profissional através da Paraíba foram seguidos pela fiel escudeira Maria Helena, sua esposa, e pela sua filha, a pequena Luíza, fruto de um dos seus mais belos cliques. É óbvio que a aventura em família lhe trouxe a paz tão necessária para enxergar o mundo de uma forma mais profunda e acentuadamente delicada.

Quem visitar este belo painel fotográfico perceberá naturalmente que as lentes de Guy Joseph tiveram a capacidade de guardar a Paraíba em um livro de rara beleza. O leitor tem uma amostra do que somos e onde vivemos.

O auxílio luxuoso dos artistas gráficos Juca Pontes e Sylas Mariz aparece como um atrativo a mais, uma espécie de bônus do autor que faz desta obra peça obrigatória na estante daquele que sabe dar valor ao que é belo. E ao que é genuinamente paraibano.

*Petrônio Souto é jornalista
Texto extraído do livro Terra da Gente Paraíba

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa! Tomei a ousadia de te deixar uma mensagem só para mostrar a minha gratidão e satisfação pelo seu livro maravilhosíssimo, coisa fabulosa!Não te conheço, porém sou uma paraibana apaixonada pela sua terra... Meus parabéns querido vc é sensacional! E, como faço para obter o livro? Gostaria de obter resposta o mais rápido, afinal estou encantada... Beijos